ARMAZENAMENTO DE ENERGIA SOLAR: SAIBA COMO FUNCIONA

Thermolux - Energia Solar

O armazenamento e uso de energia solar é um dos pilares para a economia de energia elétrica e para a sustentabilidade. Além disso, a redução de gases poluentes, a reutilização e reciclagem de materiais também são de grande valor para a construção de uma nova consciência ambiental. Nesse cenário, saber como o armazenamento de energia solar pode beneficiar vários usuários. Confira!

O QUE É ENERGIA SOLAR?

Energia solar fotovoltaica, como o próprio nome já diz, é a energia que provém do Sol, ou seja, de forma natural. Essa fonte de energia é muito falada nas pautas ambientais como alternativa para se usar menos energia elétrica não-renovável. Afinal, é uma fonte de energia renovável. Basicamente, quando se fala em energia solar, é provável pensar na utilização da energia originária do Sol para a produção de energia elétrica. Também é comum a associação com grandes placas que captam essa luz que será transformada em energia, como as da foto acima.

BENEFÍCIOS DA ENERGIA SOLAR

Como já foi exemplificado, a energia solar é uma fonte renovável de energia. Por isso, é considerada uma energia “limpa”. É uma forma de preservar o meio ambiente em relação à energia necessária para a população. Além disso, ela é uma fonte de energia gratuita, o que pode diminuir o valor da conta de luz ao final do mês: é possível que aconteça uma redução de mais de 90% em casas ou outros estabelecimentos que substituem a energia elétrica comum pela solar. 

ARMAZENAMENTO DE ENERGIA SOLAR

Apesar da grande discussão e de todos os benefícios, muitas pautas em benefício da sustentabilidade e do meio ambiente não saem do âmbito das ideias: a prática raramente acontece. Entretanto, ainda assim existem empresas que trabalham com essas questões, principalmente de energia solar. De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – Absolar, em outubro de 2020 o Brasil obteve 2,955 GW gerados pela energia solar, o que totaliza 1,6% de toda a matriz energética. A previsão é de que, em 2024, haverá aproximadamente 887 mil sistemas de energia solar conectados à rede no território brasileiro.

Smart Energy, uma dessas empresas, trabalha com este modelo de geração de energia por meio de processos otimizados. Mas não só isso, também com a conservação dessa mesma energia para utilizações futuras. A seguir, você entenderá mais sobre o armazenamento de energia solar por meio de baterias. 

COMO ARMAZENAR ENERGIA SOLAR?

A energia solar é muito vantajosa para o meio ambiente e para a economia de recursos. Agora, você aprenderá como acontece esse armazenamento e o que é feito em dias em que não há sol. Para começar a entender sobre o assunto, é necessário saber que existem dois tipos de sistemas que podem captar a luz solar e transformá-la em energia, eles são:

  1. On-grid;
  2. Off-grid.

Enquanto o primeiro tem conexão com a rede de energia elétrica convencional, o segundo não tem. Isso significa que, se você tiver um sistema on-grid, o excesso de energia produzida vai para a concessionária de energia a qual é conectado e pode ser usado quando a energia solar não é produzida, por exemplo, à noite. No caso off-grid, essa energia é armazenada pelas baterias e elas serão a fonte de energia do usuário quando ele precisar. 

Esse último sistema pode ser utilizado em locais remotos para a “alimentação” de rádio, TV, geladeira ou outros equipamentos menores como faróis de navegação, radares em estradas, repetidores de sinal e alguns itens de comunicação. Em contrapartida, não deve ser utilizado para gerar energia a itens que exigem muita potência, como chuveiros elétricos, ferros de passar roupa, ar-condicionado, cooktop, fritadeiras sem óleo, freezer e aparelhos em stand-by. Dessa forma, em projetos de grande porte como indústrias, outras empresas e algumas residências, é necessário utilizar o sistema off-grid com outra fonte (um gerador a diesel, por exemplo), o que forma um sistema híbrido. A geração de energia solar atuará como forma de economizar o combustível, que também é um gasto. 

O agronegócio é um setor que pode ser beneficiado, por mais que a solução não seja voltada especificamente a ele. Em algumas propriedades, elimina a necessidade de estender os cabos de energia para se conectar à rede. Além disso, reduz os custos e evita alguns prejuízos que podem ser causados pela falta de energia elétrica. 

O processo de armazenamento off-grid depende de ferramentas como placas solares, controladores de cargas, inversores e baterias. Assim, a luz solar será transformada em energia elétrica ou térmica. Nas situações em que a energia é necessária, ela será distribuída pelas baterias armazenadoras do sistema. As mais indicadas para este processo são as baterias estacionárias e as seladas. Lembre-se que, para instalar um sistema de energia solar, é necessária uma firma de confiança e com vantagens inclusas. 

A Smart Energy é uma startup focada na área de energia solar. Ela conta com a tecnologia e o design para tornar as pessoas cada vez menos dependentes do alto custo da energia elétrica no Brasil, o que diversifica a matriz energética. Um dos propósitos é a melhora da economia financeira, além do pioneirismo tecnológico, da redução da emissão de gases poluentes no planeta, da valorização imobiliária e do diferencial competitivo. Armazenar energia solar não é um pensamento distante, mas uma realidade necessária. O armazenamento de energia solar fotovoltaica é uma alternativa, em meio a tantas outras existentes no mercado, para geração de energia consciente. Clique aqui e saiba mais!

Open chat